LOADING

Type to search

Livro dos Sith: Segredos do Lado Negro

sergio 3 de agosto de 2015
Share

Bertrand_livrosith“Ao longo dos séculos, à medida que os Lordes Sith ascendiam ao poder, alguns deles registravam sua filosofia e seus esquemas para assumir o controle da galáxia. Ao serem derrotados, esse conhecimento desapareceu. Ou, pelo menos, era o que parecia…”. E com essa frase que é apresentado esse excelente livro sobre os usuários do Lado Negro da Força no universo de Star Wars, e não por acaso. Misturando relatos históricos do cenário em questão, e dogmas desta religião, a obra reúne fragmentos do conhecimento enraizado de alguns dos mais importantes de seus membros ao longo dos tempos, demonstrando assim além de uma coerência ideológica, toda a riqueza e complexidade que envolve a paixão e ódio dos Sith, coadjuvantes bem mais densos que a maioria dos arquétipos semelhantes vistos em outras obras da cultura pop.

O livro reúne memórias de cinco grandes Lordes sombrios (Sorzus Syn, Darth Malgus, Darth Bane, Mãe Talzin e Darth Plagueis) de diferentes épocas, sob a curadoria de Darth Sidious – ou Imperador Palpatine, como é mais conhecido -, que supostamente reuniu estes arquivos desde poucos anos antes da ascensão de seu Império Galático, há´alguns anos depois de sua fundamentação como Imperador. Profundo pesquisador da tradição dos Sith, ele mais que deu unidade histórica aos relatos, também incluiu conhecimentos seus ao volume, e adicionou diversas notas ao longo dos textos antigos. Cabe dizer que além do profundo conhecimento sobre a ordem Sith, o livro também descreve em detalhes o costume das Irmãs da Noite, que também cultuam – embora de diferente maneira -, o Lado Negro, em Dathomir, seu planeta natal, e também cita outras pequenas ordens que reverenciam o aspecto mais sombrio da ‘Força Viva’.

Neste Livro dos Sith está reunido o conhecimento acumulado através dos anos e dos erros!

Neste Livro dos Sith está reunido o conhecimento acumulado através dos anos!

Aliás, o livro possui uma própria estória em torno dele mesmo, e esta se reflete em suas páginas como informações capazes de imergir ainda mais o leitor na mítica deste volume. Reunido por Darth Sidious, a obra teria chegado à sua versão final – que o leitor tem em mãos -, apenas, após passar pela posse de Luke Skywalker, já um mestre Jedi da Nova República. Porém, antes disso algumas de suas páginas teriam pertencido à comerciantes de mercadorias ilegais, e ao Conselho Jedi. Isso explica as várias inserções em forma de anotações ao longo do texto, assim, Luke, Yoda, Mace Windu, Darth Vader, Assaj Vestress, entre outros importantes personagens da mitologia de Star Wars, adicionam informações, opiniões e sentimentos ao conhecimento ali inserido. Verdade que algumas destas notas, direcionam para acontecimentos externos ao descritos no livro, e exigem de quem lê uma sabedoria mais ampla acerca do mundo narrado, mas nada que desgaste o envolvimento do menos informado sobre o antigo Universo Expandido.

Falando em conhecimento, a grande riqueza do livro está na abrangência da obra sobre a tradição dos Sith, mesclando destalhes sobre acontecimentos históricos relacionados à ideologia, á costumes intrínsecos da ordem, descrevendo com detalhes impressionantes bestas, armas e rituais, desenvolvidos desde o primeiro contato dos Jedi Negros – exilados pela República após o conflito, conhecido como Escuridão de Cem Anos -, com os chamados ‘Sith Puro-Sague’, nativos do planeta Korriban, e que receberam estes usuários da Força como deuses entre eles. Quanto à isso, relevante dizer que a escolha dos relatos incluídos foram de fundamental importância para a apresentação de uma visão ampla, e ao mesmo tempo profunda, da ideologia desta ordem.

A Escuridão de Cem Anos culminou com o surgimento da Ordem Sith, e está no livro.

A Escuridão de Cem Anos culminou com o surgimento da Ordem Sith.

Ainda sobre isso, os cinco relatos apresentados demonstram períodos de muita relevância para os Sith, e marcam pontos de evolução, ou mudanças significativas, em relação à estes usuários da Força. Por isso, no livro são descritos acontecimentos épicos do universo expandido de Star Wars, como A Grande Guerra Galática, A Batalha de Ruusan – onde foi estabelecida a ‘Regra de Dois’, em que somente poderia existir mestre e aprendiz na ordem, concentrando assim o poder do Lado Negro em duas figuras apenas, impedindo a diluição da Força -, e as famigeradas Guerras Clônicas, em versão do próprio Palpatine. Todos estes acontecimentos relevantes demais para a evolução dos Sith, são apresentados de maneira inserida em um todo, e bastante didática à quem esta tendo contato pela primeira vez com algo além dos filmes ou séries para televisão.

Este Livro dos Sith: Segredos do Lado Negro (2012), faz parte de uma coleção que somente agora chega ao Brasil pelas mãos da editora Bertrand Brasil (do grupo editorial Record), e vem acompanhado por outros volumes que tratam de temas relevantes sobre o universo criado por George Lucas. Assim, quem deseja se aprofundar mais nos conceitos sobre o cenário aqui descrito, pode ler com igual afinco obras como O Caminho Jedi, O Código do Caçador de Recompensa e o mais recente Manual do Império, cada um tratando em detalhes sobre os temas propostos desde o título. Como leitor recorrente do Universo Expandido de Star Wars (agora descartado pela Disney, que comprou os direitos da franquia), posso afirmar, sem duvidas, que muito desse conhecimento composto por anos de dedicação de excelentes autores, em sua maioria, são mais interessantes que os vistos nos filmes – os novos principalmente -, e em alguns produtos ‘oficiais’ de Star Wars, por isso, recomendo demais a aquisição de leitura destes outros livros.

A Grande Guerra Galáctica marcou a volta dos Sith!

A Grande Guerra Galáctica marcou a volta dos Sith!

Agora, não pode ser feita uma resenha desta obra sem destacar o trato primoroso da edição com a parte gráfica do livro, simplesmente incrível. Claro, mesmo estando em “pé de igualmente” com o volume americano, vale destacar vários aspectos da obra em si; desde a diagramação idêntica à versão original – com imagens coloridas ao longo de todo o texto -, muito embora, seja a diferença de formato entre cada um dos textos inseridos que brilhe aos olhos do leitor. Ou seja, cada relato inserido possui um tipo diferente de corte e tom nas folhas, dando a real impressão de junção de documentos diversos, reunidos em épocas distintas e ali compilados, simplesmente demais!

Por fim, este livro, assim como os outros, são um verdadeiro deleite de conhecimento para quem sempre desejou saber mais sobre os antagonistas mais intimidadores da história do cinema. Com esta obra, do autor Daniel Wallace, os Sith demonstram ser bem mais que apenas vilões sem propósito, seus atos são embasados por uma ideologia e tradição milenares, e que direcionam sua paixão pela conquista e ódio secular aos Jedi. Merece lugar cativo na estante de qualquer fã da franquia, e será lido de tempos em tempos, com certeza.

Tags: