O Tigre e o Dragão – Sword of Destiny

1 tiger and dragon

Olá pessoal, falando de uma coisa bastante recente, o novo filme de “Tigre o Dragão”! Quando fui ver o filme original no cinema, eu me lembro do assombro diante daquelas lutas inacreditáveis e divertidas! E assistir ao novo, diretamente na internet (Netflix, que vem fazendo um bom trabalho), me deixou receoso quanto a sua qualidade. Não achei que ele seria páreo para o primeiro. Mas felizmente, não me decepcionei: “Espada do Destino” é bastante bom!

2 o-tigre-e-o-dragao-2Meu primeiro medo era, claro, que os novos personagens não compensassem a ausência de Li Mu Bai (interpretado pelo ator Chow Yun Fat, no ano de 2001), o grande guerreiro da primeira parte. E acho que não, não compensam, mas também não precisam compensar. Os novatos estão dentro do que pede a nova história, e se saem bem. Mas, se não temos Li Mu Bai, temos Yu Shu Lien (Michelle Yeoh que não mudou quase nada em 15 anos!) e a espada Destino Verde, que mais uma vez move a trama. Nesta nova aventura, ela continua a ser um item cobiçado.

3 tigre-dragao-2-2Neste filme, Shu Lien visita a casa de “Te”: os atuais guardiões da Destino Verde, que após a morte de seu líder, passam a temer a ameaça de Hades Dai (Jason Scott Lee, que a princípio, não reconheci!), guerreiro chefe de um verdadeiro exército, o Lótus Ocidental, que quer tomar posse da espada. Hades Dai é convencido por uma profetisa a enviar um guerreiro sem muita experiência para tentar roubar Destino Verde na surdina (Wei Fang, interpretado por Harry Shum Jr), pois o destino do rapaz estaria ligado à ela. Mas Fang é aprisionado por Shu Lien e a misteriosa jovem Vaso Nevado (interpretada pela bela Natasha Liu Bordizzo), que tem seus próprios motivos para querer a morte de Hades Dai.

4Um novo herói ligado ao passado de Shu Lien entra na história de forma bastante interessante: Lobo Silencioso (interpretado por Donnie Yen). Graças à sua participação, e ao fato de Vaso Nevado ser treinada por Shu Lien, ficamos sabendo mais detalhes do passado da “tia guerreira”. Neste ponto, pode-se achar o filme bem parecido com o primeiro, talvez até previsível. Mas as semelhanças não desmerecem o resultado final, que é nos entreter. Creio que quem gosta de artes marciais não sairá decepcionado! Obviamente, uma das melhores coisas de “Sword of Destiny” é a luta, que vai crescendo em perigo e intensidade à medida que o tempo passa. A luta de Lobo Silencioso sobre o gelo, e a batalha final contra Hades Dai são muito empolgantes! Sim, as coreografias e lutas continuam de primeira, mas não é só isso. Os cenários estão belíssimos, o figurino foi muito bem tratado, e se isso não bastar, o filme está cheio de belas atrizes! O que mais querer de um filme divertido?

5Como eu disse, senti falta de Li Mu Bai, mas ele realmente não poderia fazer parte deste filme, acho que nem mesmo como lembrança. Os novos heróis cumpriram bem seu papel, e a presença de Mu Bai seria uma distração desnecessária. A relação entre Shu Lien e seus novos aliados e inimigos foi muito bem construída. Lobo Silencioso, Vaso Nevado, Wei Fang e outros, como Han Mei  e Corvo de Ferro, todos tem um bom motivo para estar ali, não sendo personagens descartáveis. O drama, característica do original, também está lá, embora talvez menos intenso que no filme anterior. Mas isso não é algo ruim, de forma alguma. O final também agrada, e arrisco dizer que algumas pessoas deverão gostar até mais deste (pessoalmente, acho que ambos são bons finais e que um não diminui o outro). Então é isso, pessoal: vale a pena você investir um tempinho para desvendar o passado e o presente deste universo de lutas sem igual! Recomendo demais! Até a próxima!

Serviço:

Crouching Tiger, Hidden Dragon: Sword of Destiny (O Tigre e o Dragão: Espada do Destino)

Direção: Woo Ping Yuen

Roteiro: John Fusco

Elenco: Michelle Yeoh, Donnie Yen, Jason Scott Lee, Harry Shum Jr, Natasha Liu Bordizzo, Eugenia Yuan

6 crouching-tiger-hidden-dragon-2-sword-destiny-trailer